O telecurso Tec é um programa educacional que tem o compromisso de promover a inserção do jovem na sociedade por meio da qualificação profissional. Esse programa tem como objetivo preparar jovens para o mundo do trabalho com uma visão crítica que os capacite a enfrentar os desafios da vida profissional e do exercício da cidadania.
O uso educacional dos atuais meios de comunicação (computador, TV, imprensa, internet, entre outros) permite construir opções que, em conjunto com a rede de escolas técnicas, podem multiplicar o alcance da educação profissional. E é com base nessas tecnologias que o Telecurso Tec foi criado. Sua implementação visa contribuir para a construção de novas oportunidades de formação profissional para a população brasileira e consequentemente, para a empregabilidade de jovens adultos no Brasil.
O chamado “protagonismo do aluno” adotado pelo Telecurso TEC coloca o estudante como autor do próprio conhecimento. O orientador (professor) é um facilitador desse processo, ele vai indicar o caminho e acompanhar a sua evolução.
Para selecionar as escolas participantes, a Secretaria se baseou em uma pesquisa da Fundação SEAD (Sistema Estadual de Análise de Dados) que apontou os locais de maior vulnerabilidade social e juvenil. Com isso, Huguette espera que o projeto abra novos horizontes para esses jovens que, ao se tornarem gestores, também vão beneficiar as suas próprias famílias.
O Telecurso TEC reúne três parceiros de peso. A Fundação Roberto Marinho elaborou o material didático e a metodologia de ensino, administra o Ambiente Virtual e produziu os programas de TV. O Centro Paula Souza de Educação Tecnológica é responsável pela avaliação e certificação dos participantes e disponibilizou profissionais de seu quadro docente para coordenar o trabalho dos orientadores. Por fim, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo abriu as portas das escolas para o projeto, selecionou alunos e mobilizou professores para participarem dessa “empreitada educacional” que fará a diferença na vida de cerca de 50 mil jovens da região da Grande São Paulo.
O curso Gestão de Pequenas Empresas
O curso oferecido dessa parceria com Centro Paula Souza, Fundação Roberto Marinho e Governo estadual, é dividido em 4 módulos e tem duração total de quatro semestres. Em dezembro de 2009, o aluno sairá com o diploma técnico de gestor de pequenas empresas.
O primeiro módulo (Protagonismo Empreendedor) é preparatório. O objetivo é inserir o aluno no mundo empreendedor, formando nele uma identidade protagonista. Preparando-o para situações reais no mundo do mercado de trabalho. Preparando-o também para os próximos módulos (Assistente de palnejamento, Gerente admistrativo e Técnico em Gestão de Pequenas Empresas).
O módulo preparatório levará o aluno a construir dois projetos. O projeto I capacita o aluno a ser empreendedor, a partir das pesquisas e conhecimentos adquiridos ele passará a ter noção de demanda local. Aprenderá com pesquisas sobre Meio ambiente, Cultura e lazer, Saúde e segurança no trabalho, Direitos do consumidor e Atitudes no trabalho.
O Projeto II será construído com base nos seguintes temas: Relações interpessoais e ética na empresa, Direitos trabalhistas, previdenciários e cotas, empreendedorismo, cooperativismo e sindicalismo, tecnologias e sistemas de gestão.
Os projetos serão elaborados pelos alunos e apresentados para a comunidade, visando a implementação de algum negócio empreendedor no local. O curso de Gestão de Pequenas Empresas aborda os seguintes conteúdos:
MÓDULO 1
1 - Planejamento Organizacional
Planejamento Estratégico e Tático
Sistemas Orçamentários e Societários
Pesquisas e Estudos
2 - Planejamento dos Processos
Planejamento de Recursos Humanos
Planejamento Tributário, Financeiro e Contábil
Planejamento de Recursos Materiais, Patrimônio, Seguros
MÓDULO 2
Ciclo de Pessoal
Ciclo Tributário, Financeiro e Contábil
Empreendedorismo
Ciclo da Comunicação Mercadológica
MÓDULO 3
Planejamento de Novos Negócios
Gestão de Compra e Venda
Gestão Financeira e Contábil
Gestão de Materiais, Patrimônio, Produção
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Li o texto inteiro, achei bacana a iniciativa, mas ainda não ficou claro para mim a que tipo de alunos esse curso serve.
ResponderExcluirLi sobre o diploma, mas não entendi onde e como serão as avaliações para isso.
Os cursos são destinados apenas a jovens que ainda estão na escola, ou para qualquer um que tenha interesse?
Abraço.
Henrique Monteiro.
p.s.: salvei o link aqui nos favoritos, e voltarei posteriormente para quem sabe talvez tirar minhas dúvidas com textos futuros...
Ah, me desculpe.
ResponderExcluirAcabei de ler o "Quem sou eu", ali na barra lateral.
Agora entendi que o blog é apenas para divulgar o trabalho de vocês, alunos da escola em Diadema.
Desculpe-me o incômodo.
Sucesso para o blog.
:)
Entrei aqui para parabenizar a Profª Jackie e seus alunos pelo belo projeto apresentado.
ResponderExcluirJackie vc. é dez e está fazendo um belo trabalho pelo futuro dos jovens desta escola
Vc. é me orgulho.
Kisses and hugs!
su
HenriqueM... olá bom dia, tarde ou noite...estava lendo sua duvida e acho que posso ajudá-lo. Faço o telecurso tec que foi oferecido com a parceria do Centro Paula Souza, Fundação Roberto Marinho e Governo estadual. Esse curso só poderia ter iniciado no ano de 2008 pelo aluno que estudasse em escola pública e estivesse no 2° ano do ensino médio pois ele tem duração de 1 ano e meio e acabaria junto com a escola.
ResponderExcluirOs diplomas são obtidos através de notas que conseguimos sabado a sabado em exercícios, apresentações; no final de cada módulo temos um tcm (termíno de conclusão de módulo) e uma prova avaliatória.
Apesar de ter sido uma ótima oportunidade para nos da escola pública, acho que o projeto só terá mesmo esse alunos de 2008 a 2009 que estará acabando. abraz